Como o marketing de conteúdo pode mudar o seu negócio

como tornar seu site popular
Como tornar seu site popular
agosto 18, 2014
inbound-marketing-a-forca-que-voce-precisa-para-vender-mais
Inbound Marketing: a força que você precisa para vender mais
julho 25, 2016
marketing_de_conteudo

O termo Marketing de Conteúdo ganhou muita visibilidade no mercado brasileiro. No mercado americano já existem eventos especializados, publicações, uma série de livros desde 2011.

Uma grande mudança de paradigmas

No Brasil o tema só ganhou visibilidade e audiência a partir de 2014. Tudo isso pra te dizer que é um assunto tão novo que as pessoas não percebem a diferença que ele pode fazer no dia a dia. Muita gente ainda faz Marketing como se fazia lá nos anos 80, preço, praça, produto e promoção e isso já não é mais suficiente para uma marca se diferenciar e sobreviver na era digital.

Hoje com o advento da Internet, principalmente das plataformas móveis, qualquer um com um Smartphone ou tablet na mão e o acesso à internet pode estar pesquisando informações e consumindo conteúdos literalmente em qualquer lugar.

O novo perfil do cliente brasileiro

Os seus clientes estão o tempo todo conectados e estão trocando informações com outras pessoas através das redes sociais, estão pesquisando sobre produtos serviços e soluções no Google, nas redes sociais, estão vendo vídeos no YouTube, estão consumindo conteúdo o tempo todo.

Se você é um empreendedor digital, se você tem um negócio, uma agência digital, você tem que utilizar o marketing de conteúdo pra você e para os seus clientes pra conseguir se posicionar nesse novo contexto.

A Jornada do Consumidor

Hoje em dia não compramos mais nada de imediato, passamos por um processo chamado Jornada do Consumidor, em que vamos para a internet procurar informações sobre produtos e serviços. Pesquisamos antes de tomar uma decisão de compra, principalmente para aquelas decisões de compra mais complexa ou que envolvam contratos de longo prazo, produtos que são mais caros ou bens duráveis. As pessoas vão comparar, vão pesquisar, vão se informar, não ter receio se aquilo vai funcionar pra elas ou não.

O papel do conteúdo

É aí que o conteúdo entra. O conteúdo vai gerar informações para que essas pessoas possam tomar uma decisão embasada, para que se sintam seguras, para que vejam que você é especialista, uma autoridade naquele seguimento, que você é uma referência naquele mercado. Se isso acontecer elas vão ter muito mais probabilidade de fechar negócio com você

O Marketing de Conteúdo e Relacionamento

Se você simplesmente gera tráfego pro seu seu site, tráfego do Google, do AdWords, do Facebook, você só está trazendo as pessoas pra dentro do seu site, mas não necessariamente estão gerando negócios pra sua empresa.

O que vai gerar negócio é você fazer com que essas visitas consumam seu conteúdo e se cadastrem para receber mais e que tenham vontade de saber mais sobre a sua empresa.

Este é o grande papel do Marketing de conteúdo, se relacionar com os clientes, levar informação para que as pessoas queiram comprar aquilo que você vende, para que você venda para clientes que estão prontos pra comprar, que já sabem o que querem e que não vão depois te dar problema de atendimento, de garantia de pós venda, de assistência técnica.

São clientes que já sabem aquilo que querem e eles tomaram essa decisão a partir do conteúdo que você forneceu.

É assim que o MArketing de Conteúdo tem mudado vários negócios, funciona no mundo inteiro pra qualquer modelo de negócio