A importância da pesquisa de palavras-chave adequadas para aumentar seus lucros na Internet
março 27, 2011
como-promover-seu-site
Promovendo seu site para aumentar as vendas
junho 13, 2011
criar-lista-email

Para aqueles que são novos no quesito e-mail marketing, vamos falar sobre como criar uma lista de emails para iniciarmos uma campanha de email marketing. você já deve ter ouvido falar sobre “a criação de uma lista de email“. Você pode estar se perguntando o que é uma lista e por que eu preciso de uma?

Uma lista de endereços de e-mail.

Estes não são os endereços que foram tirados de uma cartola, são endereços de pessoas que têm interesse no seu nicho – um nicho é uma pequena seção de um grande mercado.

Por exemplo: você está trabalhando no mercado de “saúde” e o produto que você está promovendo é vitamina – o seu “nicho” seria algo como: suplementos, alimentação saudável e aumento de energia.

Para entender por que você precisa de uma lista de e-mail, primeiro deve entender o processo de email marketing.

1. Primeiro você precisa criar um site.


2. Funil de Tráfego

Gerar um funil de tráfego para o site ou página de captura ou hot site (tráfego = clientes potenciais)

3. Ofereça valor

Ofereça algo de valor, um presente gratuito para motivar as pessoas a inscrever-se em sua lista através do seu site. O presente pode ser um ebook ou outra mídia digital.

4. Uma preciosa Lista.

A lista deve ser construída ao longo do tempo e periodicamente deve ser trabalhada com muito carinho, pois se constitue num poderoso recurso a favor de seu negócio, afinal de contas são potenciais compradores de seus produtos ou serviços, por isso, cuide com todo carinho.

5. Iniciando sua campanha.

Uma vez que você tenha uma lista de bom tamanho (30 a 40 pessoas, pra começar) você já pode comercializar produtos ou serviços – você já conhece as pessoas em sua lista e sabe que terão interesse nesses produtos ou serviços, porque eles têm interesse no seu nicho.

Todo este processo é o mecanismo básico de e-mail marketing. Após o início da execução de sua campanha, poderá utilizar o próprio material já publicado no site para enviar para sua lista ou outro material que já esteja pronto, o que deixa a você mais tempo para continuar seu trabalho de marketing de geração de contatos (o tráfego para sua página web).

Gere tráfego

Para criar uma lista, você deve direcionar o tráfego para seu site. Os visitantes encontrarão uma opção link de cadastro ou campos para a inclusão de seu nome e email na página.

Você precisa dar ao visitante uma razão para fornecê-lo com seu nome e endereço de e-mail – você pode fazê-lo, oferecendo-lhes um algo gratuito, como um ebook e / ou uma assinatura de uma carta semanal da notícia (News Letter) relacionado ao seu nicho.

A questão é saber como você direcionar o tráfego para seu site? Usando técnicas de marketing.

Quais as técnicas de empregadas? Existem muitas técnicas de marketing e estratégias – novas aparecem a cada ano. Aqui estão algumas delas:

• SEO – Search Engine Optimization.

Um processo que melhora a visibilidade de um site para os motores de busca.

• Participação em fóruns

Interagir com os fóruns que discutem o seu nicho. Postar e responder a tópicos no fórum. Inclua sua assinatura na parte inferior de cada post que você faz – uma assinatura contém o endereço do site.

• Newsletters

Os boletins são enviados por email para sua lista – esta técnica não funcionará até que você tenha algumas pessoas em sua lista. Os boletins terão o endereço do site e opt-in-box para novos assinantes – as cartas são frequentemente passadas para as pessoas que ainda não se inscreveram em sua lista.

Assine seus E-mails

Anexar uma assinatura no final de todos os seus e-mails enviados. A assinatura vai incluir o endereço do site.

• Artigos Online

Escrever um artigo dentro do seu nicho e publicá-lo em um site de diretórios online, ou blog. O artigo fornece conteúdo para o espectador e estabelece-lo como um especialista nesse nicho.

• Social bookmarking

Semelhante ao marcar uma página da web em seu navegador. Um indicador social é compartilhado na web através de um site de social bookmarking e pode ser visto por toda a Internet. Você pode marcar seu site, um artigo que você escreveu, uma página web com seus produtos ou serviços, etc

• As redes sociais

Um site de rede social é composta de pessoas que têm interesses comuns. Facebook é o site de rede social mais popular na internet. No Facebook amizades são construídas como na vida real, as pessoas com interesses afins gostam de encontrar estas pessoas para trocar experiências e se tornam amigas. Você pode compartilhar informações entre os amigos como mensagens, fotos, links para outros sites e vídeos. A partir de 2011 Facebook criou o serviço de páginas, que se destinam ao uso comercial. Você pode criar uma página que funciona como a sua página web.

A principal idéia por trás de todas estas técnicas é marcar sua presença na web, fazer com que o nome do seu website seja percebido, gerar BUZZ na rede e dizer às pessoas o que você está oferecendo.

Não é necessário ou talvez possível para você aplicar todas as técnicas de marketing, basta fazer dois ou três que você goste de fazer e que tragam bons resultados.