Vantagens de utilizar Sistemas de Gestão de Conteúdo.

Ter um CMS é fundamental para qualquer empresa
novembro 23, 2010
dicas-promover-site
Dicas para promover seu Site
dezembro 19, 2010

Se você está pensando em criar e hospedar seu próprio website, então precisa levar em consideração como você estará criando este site. O problema com desenvolvimento web e design é que é um processo extremamente complexo.

O menor erro em seu código vai gerar uma legião de problemas que vão desde gráficos não renderizando corretamente, carregamento de forma lenta e desconfigurada e outras situações possíveis, não podemos esquecer também questões que envolvem segurança, pois códigos implementado de qualquer forma acabam abrindo portas por onde os hackers descuidistas fazem a festa se infiltrando, podendo até aproveitar estas brechas para invadir seu site e numa situação mais crítica derrubar até mesmo o servidor onde está hospedado. Como você pode perceber, são muitas as variáveis que devem ser consideradas no momento de implementar um website.

Se o seu webdeveloper é o filho do vizinho ou de um amigo que está aprendendo e não tem experiência e nem os cuidados necessários em desenvolvimento web, então este é um bom momento para você optar em utilizar um sistema de gestão de conteúdo também conhecido como CMS, a fim de lhe proporcionar um excelente ponto de partida a partir do qual você pode lançar os fundamentos de seu website.

Existem muitos fornecedores de sistema de gestão de conteúdo, isso significa que você pode escolher livremente entre um CMS comercial (estes tem um certo custo) e um que é “open source” (gratuito para download e uso comercial). O benefício de um sistema de gestão de conteúdo é que eles fornecem ao usuário um pacote de funcionalidades pré-instaladas e compiladas com o básico necessário para o bom andamento dos serviços, em outras palavras, você terá um site em um ambiente que não requer conhecimentos técnicos avançados além da instalação do CMS.

Por traz de um CMS open source há todo um suporte por uma equipe de profissionais embuídos de verificar todos os aspectos técnicos que envolvem desde a apresentação até questões complexas de segurança. Quando falo em equipe, não me refiro a um pequeno número de profissionais, mas sim de toda uma comunidade de desenvolvedores dispostos a dedicar seu tempo no aprimoramento das funcionalidades. O lado do cliente se resume a operacionalizar os recursos disponibilizados pela equipe técnica, em outras palavras, o papel do usuário é se familiarizar com o CMS, entendendo suas funções e partir para o abraço.

Além da segurança técnica já mencionada, todo CMS que se preze deve fornecer políticas de segurança quanto aos perfis de cada usuário dentro de seu ambiente de trabalho. Ou seja o CMS deve oferecer recursos para que sejam implementadas regras no gerenciamento de usuários para que sejam atribuídas limitações ou privilégios para os níveis de usuários cadastrados. O que isto significa, então, é que existem áreas que serão isoladas para diferentes usuários evitando alterações não autorizadas, exclusão ou roubo de material.

Outro aspecto marcante de um CMS é a sua natureza portátil e, como tal, o CMS pode ser escalonado por baixo e depois replicado em uma série de plataformas diferentes, incluindo PDF, navegador web, WPA e outros dispositivos digitais.