Você sabe o que é um sistema de gestão de conteúdo – CMS?

Ter um CMS é fundamental para qualquer empresa
novembro 23, 2010

Hoje, existem milhares de sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis na Internet. Cada um serve a diferentes usuários, oferecendo características únicas de acordo com suas reais necessidades. No entanto, trabalham todos sob o mesmo padrão.

Existem quatro tipos principais de CMS (sistema de gestão de conteúdos), que poderia cobrir a maioria dos que existem. Estes quatro tipos são:

1) Sob encomenda
2) Comercial
3) High-end
4) Open source

Sob encomenda ou Adaptados

São sistemas de gerenciamento de conteúdo criados normalmenter dentro de uma empresa. São desenvolvidos por funcionários da mesma organização. Pode-se dizer que “não há dois iguais”. Como resultado, todos os aspectos do sistema de atendimento se adequam às necessidades específicas da empresa. O tema principal é o desenvolvimento e todas as correções e patches ficam sob a inteira responsabilidade da equipe de desenvolvedores do CMS em questão, não há colaboração externa.

Comercial

Estes sistemas de gerenciamento de conteúdo são mais amplos pois existem muitas opções tanto em preços, planos quanto recursos. Ao contrário dos adaptados, raramente são personalizados, são uma caixa fechada. Também é difícil determinar as funcionalidades do software, quanto mais funcionalidades, mais caro sai o pacote.

High-end

Dos milhares de sistemas de conteúdos disponíveis no mercado apenas algumas delas podem se encaixar nesta categoria. Uma de suas principais características é a confiabilidade de uma estrutura robusta e de qualidade. Infelizmente, isso também se reflete nos seus preços elevados, uma vez que eles tendem a ser muito caros.

Open Source

Isto essencialmente significa que o software ou sistema de gerenciamento de conteúdo está disponível para qualquer pessoa de forma gratuita. As principais vantagens parecem óbvias, o preço é grátis. E esses sistemas são completamente customizáveis em função de seu código-fonte ser aberto. Um outro fator importante a favor deste tipo de CMS é o fato de existirem comunidades que abraçam a causa e disponibilizam gratuitamente componentes, módulos e plugins para a plataforma e tudo fica a critério do consumidor, caso queira algo mais refinado, pode também adquirir algumas funcionalidades pagas

Uma vez que conhecemos os grandes grupos de sistemas de gerenciamento de conteúdo que existem, a decisão de adquirir um ou outro depende de suas necessidades. Se você é uma empresa e tem o pessoal de tecnologia da informação, vale a pena pensar sobre o desenvolvimento de um CMS sob demanda ou investir em bom dinheiro em um proprietário.

Por outro lado, se você não tem pessoal qualificado e o preço pode ser um obstáculo, seria interessante adquirir um CMS de código aberto.