O Joomla é um dos principais CMS utilizados no mundo para gerenciamento de portais, mas é sempre bom seguirmos alguns passos para otimizar seu uso e melhorar seu desempenho. Abaixo seguem algumas dicas que encontrei no site do Ronildo Costa, que adaptou do artigo original “10 ways to spice up your Joomla site”.
1 – Despublique os ícones de print e de pdf.
– Global Configuration >> Content >> desmarque PDF and Print icons.
– Para sites corporativos essas opções não são tão boas, não condiz muito com a ocasião, mas para outros casos pode ser o caso de serem usados.
2 – Habilite url amigáveis.
– Eu recomendo a instalação do componente Open-Sef
3 – Sempre inserir keywords, ao inserir um conteúdo novo e a descrição do mesmo.
4 – Desabilite as estatísticas.
– Este não é o melhor recurso do joomla, a não ser que você queira poucos dados, caso contrário use o google analytics, na minha opinião, atualmente é o melhor coletor de estatísticas.
5 – Não utilize o favicon default do joomla, isso tira pontos na customização de um joomla, é melhor não usar do que usar o default.
– Existe diversos sites que você envia uma imagem e ele transforma em ícone.
6 – Não use o tema default do joomla, ele é bonito mas não para ser usado em sites comerciais, existe uma infinidade de templates prontos para joomla.
– Ao longo dos dias sempre irei mostrar exemplos de templates grátis para joomla.
7 – Adicione componentes coerentes à temática do seu site, tenha bom senso. Sempre visite http://extensions.joomla.org para saber de atualizações e novos componentens.
8 – Despublique os seguintes plugins (mambots): Search Newsfeeds, Search Sections and Search Categories.
– Em 95% dos casos esses mambots não são usados, eu por exemplo nunca os uso.
9 – Lembre-se de deixar um tempo bom para fazer alterações no backend, por que isso pode acarretar em perdas de trabalho.
– Normalmente uso 3600s para a session de admin.
– Para alterar existem duas formas: Global Configuration >> Server – Ou então alterar diretamente no configuration.php ($mosConfig_session_life_admin = ‘1800’;)
10 – Deixe as pastas com chmod 755, isto é muito importante. E os arquivos com 644.